Preciosidades de estante: “O Vôo do Hipopótamo” — Luiz Antonio Aguiar



Ao começar a ler “O Vôo do Hipopótamo”, achei a história um tanto cansativa, apesar de poder ser bem aproveitada. É uma narrativa direcionada ao público infanto-juvenil para o melhor entendimento do clássico da literatura brasileira “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
Diria até que é um bom romance introdutório da trama, uma vez que foi escrito para facilitar a compreensão do novo leitor à obra machadiana. Além disso, Luiz Antonio Aguiar utilizou de personagens que se aproximam ao cotidiano do jovem e mesmo que tenha usado um “romance clichê”, onde a excluída da escola se apaixona por o garoto mais popular do colégio, a trama até que se desenrolou sem mais maiores prejuízos.
Acho que o fator que salvou este enredo em especial de todos os outros que apelavam para esse clichê foi o fato da obra de Machado de Assis ser tão explorada, do início ao fim. Afinal, o autor escreveu o livro mais para aproximar os leigos da obra machadiana que para envolver o leitor em um romance original.
Mesmo para quem já leu “Memórias Póstumas de Brás Cubas” na íntegra, recomendo ler este livro “introdutório”.

Raíssa Victória Muniz
13/01/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário