Preciosidades de estante: O Sobrinho do Mago – C.S. Lewis




O livro “O Sobrinho do Mago” é um dos componentes da coleção que ficou conhecida como “As Crônicas de Nárnia”. Foi escrito por Clives Staples Lewis, irlandês nascido no século XIX.
O enredo do livro conta a história de descobertas do menino Digory Kirke e sua vizinha Polly Plummer. Ambos residentes da cidade de Londres, Inglaterra, as crianças passam a desbravar o velho casarão que Digory mora com o casal de tios e sua mãe.
Apesar de desbravarem a casa com afinco à procura de novas aventuras, um local da mesma ainda é um mistério para as crianças: o escritório do tio André. Em uma das aventuras, os dois encontram uma passagem que interliga a casa de Polly à casa de Digory, tendo como saída o misterioso quarto do tio. Uma vez no quarto, as crianças são flagradas pelo esquisito tio André e são covardemente enganadas. André oferece aos dois anéis mágicos capazes de transportar qualquer ser a outro local.
Na primeira experiência com o anel, Digory e Polly chegam ao destruído reino de Char, despertando lá a imponente rainha e feiticeira Jadis. Na tentativa de desvencilhar da feiticeira no regresso à Inglaterra, as crianças acabam trazendo a mesma acidentalmente para a casa de Digory, onde ela encontra o tio do garoto e lhe impõe o papel de fiel criado.
As viagens, contudo, continuam quando as crianças levam consigo Jadis, o tio, um chofer e seu cavalo para outra dimensão distante da Inglaterra. Lá assistem a criação do reino de Nárnia pelo leão Aslam.
O livro “O Sobrinho do Mago” é essencial para o entendimento de todas as outras crônicas (ou livros) da série escrita por C.S. Lewis. Talvez por isso, hoje é publicado como o primeiro livro da série, apesar de ser originalmente ter sido o sexto da coleção.
Apesar de parecer cansativo no início, o livro traz um enredo interessante e defesas cristãs colocadas cuidadosamente pelo autor no livro. Indicado para crianças e adultos, o “O Sobrinho do Mago” desperta as mais variadas sensações no leitor.


Raíssa Victória Muniz
07/01/12

4 comentários:

  1. Já li CS Lewis, não é uma literatura fácil, mistura filosofia, teologia,religião e misticismo. Mesmo assim é muito interessante, faz-nos refletir sobre nossa existência, sobre possibilidades de existir um outro plano além daqui que poderíamos viver em paz e harmonia. Excelente escolha para o desafio!

    http://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/01/desafio-literario-janeiro-mes-de-sartre.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo autor. Explora os mais variados temas ao mesmo tempo.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Bom dia!!

    Faço parte do Desafio 2013 e estrou amando as dicas, uma forma de conhecer outras possibilidades de leituras e amigos blogueiros!!!!

    Bjins

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roseli.
      Estou sentindo a mesma coisa que você com o DL 2013.
      Obrigada pelo comentário!

      Abraço!

      Excluir